quarta-feira, 5 de março de 2008

E mais uma vez o Nãodiganada participa do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas. Essa semana o tema é personagens do segundo escalão ou coadjuvantes ou algo assim. Abaixo eu falo de um personagem do qual era fã e que sumiu. no fim do post, os links para os outros blogs com artigos interessantíssimos sobre outros personagens.





THE ROOK
Sempre curti viajantes do tempo. Quem freqüenta o Nãodiganada sabe como sou fã do Doctor Who. Mas ele não foi o primeiro aventureiro da quarta dimensão a chamar minha atenção. Lá pelos idos dos anos oitenta, sendo eu apenas um menino amarelo, fui presenteado com alguns exemplares do melhor gibi de terror e fantasia de todos os tempos. Sim, infiéis, eu me refiro à Kripta. E em suas deslumbrantes páginas – entre Poe, Drácula, sobreviventes do Apocalipse, El Cid, mortos-vivos – eu me deparei com ‘Rook”.



O seu nome verdadeiro era Restin Dane. Ele tinha uma máquina do tempo em forma de torre (daí o nome da série, “The Rook”, uma alusão ao movimento do xadrez) e tinha aventuras que variavam do passado mais remoto ao futuro mais longínquo. A primeira aventura dele que li se passava na queda do Álamo, aonde Dane foi para resgatar um antepassado.

Ele chega no auge da batalha e participa da matança e, por pouco, escapa com vida.



Diferente do Doctor Who, Dane não se furtava de usar armas e matar seus inimigos. Suas aventuras tinham uma atmosfera pulp – um gênero pelo qual sou fascinado – e inventividade suficiente para manter a série por anos e anos.

Infelizmente, a série sumiu, desapareceu, escafedeu-se! A última notícia que tive de Restin Dane foi uma mal sucedida reaparição nos anos 90, quando tentaram reimaginar o personagem, transformando-o num brucutu típico da época. Isso, sim, deveria ser esquecido.



Ah, ele chegou a ter dois encontros com Vampirella, a alienígena chupa sangue e gostosona de plantão e até Sherlock Holmes!

Aqui a dica das histórias essenciais de The Rook:

The Man Whom Time Forgot!, Eerie # 82

The Day Before Tomorrow, Eerie # 83

Yesterday, The Final Day, Eerie # 84

Quarb and the War Ball, Eerie # 98

The Original Master of Time!, The Rook # 1-3

The Coming of Coral Dane!, The Rook # 7

The Coming of Billy Dane!, The Rook # 8

To Checkmate a King!, The Rook # 9

Isso deve ser muito dificil de achar, mas se tiverem a oportunidade, não percam a chance!

Links de outros blogs e outros personagens:

Blog do Hiroshi: Os sobrinhos do Pato Donald

Toca do Calango: O Falcão

Quadrideko: Gavião Negro


2 comentários:

Anônimo disse...

Essa semana, o CQQ só está falando de desconhecidos, ou quase desconhecidos, legal isso. Aprendendo muita coisa nova e bacana...

EUDES AILSON DE MEDEIROS disse...

Li um bom número de revistas Kripta, mas não me lembro deste personagem. Bom post! Agora eu vou ter que me desesperar pela net procurando scans de revistas kripta