quinta-feira, 14 de setembro de 2006

A morte de George Bush


O nome do filme é DOAP, Death of a President (A Morte de Um Presidente), filme que investiga o assassinato fictício de George W Bush.
O filme mostra as mudanças que ocorrem nos Estados Unidos após o assassinato de Bush em Chicago em 2007. Como era de se esperar, o festival foi duramente criticado por exibir o filme, principalmente na véspera do quinto aniversário dos ataques às Torres Gêmeas.
A produção britânica, dirigida por Gabriel Range, segue a investigação do assassinato do presidente em ritmo de suspense, e já ganhou comparações com um dos maiores clássicos do gênero, Z, de Costa-Gavras, filme que chegou a ser proibido no Brasil. O roteiro de DOAP mostra a tentativa do governo de resolver o crime o mais rápido possível e a acusação contra um palestino, embora não existam evidências de envolvimento árabe no assassinato. O ponto principal da história é mostrar como os políticos usam o medo e a opinião pública durante um momento de crise.
O cineasta Gabriel Range ridicularizou a idéia de que alguém pode se inspirar em seu filme e tentar assassinar o presidente dos Estados Unidos. Questionado porque não utilizou um presidente ficcional, o diretor declarou que se usasse um personagem fictício, como na série 24 Horas, o filme seria uma obra completamente diferente.
A produção de DOAP está em negociações para distribuir o filme nos cinemas. Após curta temporada, o filme será exibido pelo Channel 4 britânico e em seguida será distribuído em DVD.

Nenhum comentário: