quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Maconha pode prevenir Alzheimer


Maconha pode prevenir Alzheimer, diz estudo dos EUA

Por Andy Sullivan

WASHINGTON (Reuters) - Boa notícia para os velhos hippies: fumar maconha pode prevenir o mal de Alzheimer.
Uma nova pesquisa mostra que o componente ativo da maconha pode prevenir o avanço da doença, por proteger os níveis de um importante neurotransmissor cerebral.
Os pesquisadores do Instituto Scripps de Pesquisa, na Califórnia, concluíram que o componente ativo da maconha, chamado delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC), pode ser mais eficaz na preservação do neurotransmissor acetilcolina do que medicamentos vendidos regularmente.
O THC também é mais eficaz em bloquear massas de proteínas que podem inibir a memória e a cognição em vítimas do Alzheimer, disseram os pesquisadores em artigo na revista Molecular Pharmaceutics.
Segundo eles, a descoberta pode levar ao surgimento de medicamentos mais eficazes contra a doença, principal causa de demência entre idosos.
O mal de Alzheimer provoca perda da memória, incapacidade de tomar decisões e redução na habilidade linguística e motora. Não se sabe ao certo a causa da doença, mas acredita-se que seja hereditária.
A maconha já é usada no tratamento do glaucoma e pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos de câncer e Aids.
A posse de maconha para fins recreativos é ilegal na maior parte do mundo, embora alguns lugares autorizem o uso para fins médicos.

Nenhum comentário: