sexta-feira, 30 de março de 2007

o peregrino de john twelve hawks


Muito se comentou sobre O peregrino quando ele foi lançado nos Estados Unidos. O livro recebeu elogios dos críticos, sendo comparado ao cultuado romance 1984, de George Orwell, com seu notável Big Brother. John Twelve Hawks apresenta grandes teorias sobre livre arbítrio e determinismo, controle da sociedade e dimensões alternativas, enquanto impressiona seus leitores com um conhecimento que vai desde o Novo Testamento à complexa teoria das cordas, amarrado numa prosa com imagens poéticas que faz lembrar Ray Bradbury ou Philip K. Dick.
Além de trazer uma temática instigante - um mundo onde as pessoas estão sob a vigilância constante do Estado - O peregrino também chamou a atenção da mídia por outro motivo: o autor é um fantasma. Ninguém teve contato direto com John Twelve Hawks (que não é o nome verdadeiro do escritor e, traduzido para o português, seria algo como João Doze Falcões), nem mesmo seus editores americanos e seu agente. Ele vive "desconectado" e recluso do mundo propositadamente, para evitar ser monitorado pelo governo norte-americano, que, segundo Twelve Hawks, usa a tecnologia para rastrear cada passo das pessoas. Todos garantem, no entanto, que ele é real, não um golpe promocional, e que se trata de um escritor estreante.
Em Londres, uma jovem e atraente designer tenta levar uma vida normal. Maya prefere ignorar o fato de que descende de uma longa linhagem de Arlequins, guerreiros cuja missão é proteger os Peregrinos a qualquer custo. Os planos de Maya, no entanto, são interrompidos quando ela descobre que dois Peregrinos foram encontrados na Califórnia e que suas vidas estão em risco. Apesar de relutante em se deixar arrastar para a vida destrutiva e solitária de seus ancestrais, ela foi treinada para lutar desde criança.
Mercenários a serviço da Tábula, uma misteriosa organização determinada a pôr ordem no mundo, controlando em segredo a população, estão à procura dos irmãos Corrigan. Os membros da Tábula temem que o poder dos Peregrinos possa colocar o trabalho da corporação em risco, e durante gerações têm se dedicado a exterminar os que ousam se interpor entre eles e a desavisada população.
Fantasioso demais? Talvez. Mas o autor é um ótimo contador de histórias e faz dessa luta extraordinária do bem contra o mal algo totalmente crível. O ritmo é acelerado, os personagens instigantes e memoráveis. O peregrino vai além para nos dar novos insights sobre nosso passado e o modo como escolhemos viver nossas vidas.
P.S. Lembra também 'Os Invisiveis', de Grant Morrison, o que não é pouco.

Nenhum comentário: