segunda-feira, 16 de julho de 2007

FINNTROLL





Finntroll é uma otima banda finlandesa mas que é pouco conhecida aqui no Brasil, por isso estou postando aqui um pouco da historia da banda para que mais pessoas possam conhece-la e desfrutar do otimo trabalho realizado pela banda.( para ver o video da banda basta clicar na imagem)

O Finntroll surgiu casualmente, quando dois homens bêbados dormiam num estúdio em Helsinque, Finlândia. Um deles acordou e começou a tocar uma melodia folk no teclado. Logo o outro acordou, e gostando do que estava sendo tocado, pediu ao amigo que tocasse a melodia em estilo humppa (uma variação finlandesa do polka russo). O resultado acabou ficando surpreendemente bom e logo vocais guturais e guitarras foram adicionados. E assim nasceu o excêntrico Finntroll, com sua mistura de black metal, folk (muito folk) e humppa.

Passado um ano, os dois sujeitos, Somnium (ex-Thy Serpent, Impaled Nazarene) e Katla, gravaram a primeira demo do Finntroll, chamada "Rivfader." Naquela época, ainda usavam bateria eletrônica, mas a entrada de novos músicos já era cogitada. Foi assim que então integraram-se a banda o baterista B.Dominator (Barathrum, Rapture), Skrymer na guitarra, Trollhorn (Moonsorrow) no teclado e Tundra no baixo.

Em 1998, com um time de músicos competentes e muita criativade, o Finntroll chamou a atenção da Spikefarm Records, que lançou o primeiro álbum da banda, "Midnatens Widunrer", provavelmente o pioneiro do "advanced trollish metal."

No ano seguinte, a banda, tendo uma noção melhor do que queria fazer, lança o álbum "Jaktens Tid", que logo trouxe um sucesso avassalador, ótimas críticas e excelentes vendas. O Finntroll estava no seu auge, tanto que a Century Media interessou-se pelo som ensandecido da banda e licensiou seus álbums para todo o mundo (antes eles só estavam disponíveis na Finlândia.)

No início de 2002, o Finntroll passa por alguns dissabores, como o cancelamento de tours e principalmente os problemas de saúde do vocalista Katla, que acaba tendo de sair da banda, sendo substituído por Wilska. Em 2003, gravam um projeto experimental chamado "Visor om Slutet", com duetos vocais de Wilska e Katla. O novo álbum mostrou-se mais um grande sucesso, dessa vez atingindo até o nº1 da parada finlandesa de CD's "midprice".

Mas apesar da nova onda de êxito, o Finntroll teve de lidar ao mesmo tempo com a morte do membro-fundador Somnium, que foi substituído por um velho amigo da banda, Routa.















(CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VIDEO)

Nenhum comentário: