Sexta-feira passada noticiamos que a Petrobrás teria um acordo promocional com Speed Racer, adaptação às telas do clássico mangá e animê. Essa parceria foi agora detalhada.
A marca da petrolífera brasileira será pela primeira vez inserida em um longa-metragem estrangeiro na forma de uma equipe de corrida. Procurada pela Warner Brothers, a Petrobrás investirá US$ 1 milhão de dólares no filme. Em troca, exigiu de que a marca fosse associada a novos combustíveis. Nasceu assim a Petrobras Bioenergy, equipe que correrá no filme contra Mach 5 e companhia.
Outra exigência da estatal - além da menção ao biocombustível, que virou sua maior bandeira ecológica no exterior - é que não fosse vilanizada no filme ou associada a prejuízos ambientais. Segundo declarações de Luís Antônio Vargas, gerente de publicidade e promoções da Petrobrás, ao jornal O Globo, o pagamento só sera efetuado depois que a Petrobrás aprovar as cenas em que é mencionada no filme.
Essa prática não é nenhuma invenção recente, ainda que seja rara entre companhias brasileiras e Hollywood - chama-se product placement e é um dos principais meios de arrecadação de dinheiro na indústria do cinema. Basta lembrarmos da bola de vôlei de Náufrago ou dos carros de 007. Pensando assim, bancar um filme de corrida, com todos aqueles adesivos de patrocinadores na lataria dos carros, deve sair barato para os estúdios...
Fonte: omelete
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