quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Esta semana: terror

Carnaval_de_quadrinhos_thumb1

OS DEMÕNIOS DE JEREMIAH COLD

010

(Escrito por Bill Dubay. Desenhado por José Ortiz. Estreou no Brasil na revista nº 04 da revista Kripta pela editora RGE.)

Conta a história de dois homens – pai e filho – e seus braceletes capazes de controlar alguns demônios do inferno: Balam e Belial e Belphegor e Asmodeus e Astoroth e Ahriman.

Em um oeste em decadência – como aquele divinamente retratado por Sam Peckinpah em seus filmes – no começo do século passado. Os dois homens transitavam dos pequenos povoados até as grandes metrópoles. O que servia para que Bill Dubay demonstrasse a sua perícia em retratar uma época e suas pessoas. Um grande escritor em seu melhor momento. (Por falar nisso, onde foi parar Bill Dubay?)

Como em tantas outras séries magistrais da revista Kripta – por demais interessantes e perfeitas para serem apenas citadas aqui – OS DEMÕNIOS era uma daquelas histórias imperdíveis e assustadoras como somente o melhor do terror é capaz de nos trazer.

Infelizmente não li todos os capítulos da série. Mas aqueles em que me deleitei foram suficientes para saber que o que eu estava lendo era bem melhor do que muita coisa à venda sob o nome 'terror' hoje em dia. OS DEMÕNIOS passou pelo teste do tempo. Ao reler a história para escrever este artigo me perdi em suas palavras e imagens. Novamente me espantei com a naturalidade de seus personagens e vibrei com a violência e o horror.

A história começa em uma pequena cidade perdida na vastidão do western: Colina da Crucificação. Novo México. 1912.

Jedediah Pan é um velho de barba longa e cartola. É um homem velho que quer apenas uma coisa da cidade: vingança. Vingança pela mulher e filha – brutalmente linchadas e crucificadas por uma população fanática vinte anos antes. Ele chega no meio da noite em um velho calhambeque. Montados em cavalos seus homens são um bando sujo e violento. O velho vai até a casa do prefeito. Há outras coisas que ele quer: seus braceletes e seu filho – um bebê poupado milagrosamente. Ele recupera um dos braceletes e vai até a rua onde liberta os demõnios... e assim começa a matança.

A cidade se torna uma ante-sala do inferno. Apenas uma mulher consegue fugir. Histérica e ferida ela conta dos horrores que presenciou.

O filho de Jedediah – Jeremiah Cold – ao saber do retorno de seu pai resolver impedi-lo. Ele também possui um bracelete. Mas como não sabe usá-lo ainda o mesmo de nada lhe serve quando confronta Jedediah.

Jedediah – ainda sem saber que aquele jovem corajoso é seu filho – liberta seus demõnios sobre o rapaz. A luta é sangrenta mas Jeremiah consegue derrotar as crias do inferno. Ele entrega seu bracelete a Jedediah.

“Isso é o suficiente para comprar a paz de uma cidade?”

“Sim” responde Jedediah. “Mas eu vim também atrás de meu filho.”

“Contente-se com isto. Você nunca terá seu filho.”

“Entendo” diz Jedediah. “No entanto se você encontrar alguém que diz ser filho de Jedediah Cold... entregue-lhe isto. Ele controla três demõnios...”

O rapaz pega novamente o bracelete ciente de que agora saberá usá-lo. Ele observa seu pai ir embora com o bando.

Aparece o 'Fim' na página.

Mas a série continua. Pai e filho se encontram novamente. Afinal, a série é um road-movie. Juntos eles vivem muitas aventuras onde o sangue esguincha e a natureza humana é o verdadeiro terror.

.....................................................................

Mais do Carnaval de Quadrinhos das Quartas em:

Obusilis

Blog do Hiroshi

Toca do Calango

Cibertron

Quadrideko

Reviewquadrinhos

3 comentários:

Anônimo disse...

Bacana. A revista Krypta eu conhecia, mas essa série de histórias não.

Lizard disse...

Deu vontade de ler!!!

EUDES AILSON DE MEDEIROS disse...

Ressucitem Kripta!!!!! Eu adorava aquela revista!
Parabéns Ancião!