quarta-feira, 16 de abril de 2008

CQQ #14 - Mangá

Hoje o CQQ é sobre mangá. Com a (breve) saída do Ancião, vou tentar tocar o CQQ aqui no naodiganada.

LOBO SOLITÁRIO



As aventuras da família de Itto Ogami, se passa na era do Edo, no Japão feudal. Ito Ogami goza de alto prestígio com o Shogun, tendo o cargo de executor do Shogun. Esse cargo era mais ou menos assim: o Shogun mandava Ito Ogami levar uma carta sua acusando alguém de traição ou qualquer outro motivo e por esse motivo, a pessoa deveria cometer harakiri, cerimônia de suicidio em que a pessoa dilacerava o abdomem com uma wakisashi ou tanto. Itto Ogami estava lá para cortar a cabeça da pessoa na cerimônia ou para matar a pessoa em um duelo, caso ela nao aceitasse o suicidio. O cargo era tão importante que ele era a única pessoa com autorização para matar um daimyo (senhor feudal).
O clã Yagyu, que já tinha a função de assassinos secretos do shogun, queria também o título de executor, armando para que Itto Ogami fosse considerado traidor e então deveria suicidar, deixando o cargo vago. Da família dos Ogami, sobraram apenas Itto Ogami e Daigoro, seu filho recem nascido. Ogami resolve não cometer suicidio e sim seguir o caminho do meifamado (estrada do assassino). Ele pega Daigoro, coloca a uma distancia de uns dois metros e finca uma dotanuki (espécie de espada, com lâmina maior que as katanas) e uma bola. A criança decidiria o seu destino, se escolhesse a bola, Ogami o mataria ali e sairia para o meifumado sozinho. Daigoro escolhe a espada.



A partir daí começa as histórias do Lobo Solitário e filhote. O filho pequeno no caminho do meifumado o deixava mais vulnerável? pode-se dizer que sim, mas Itto Ogami sabia também que uma geração não seria suficiente para concretizar sua vingança, ele precisava do filho.



Ogami então sai pelo Japão aceitando serviços para matar alvos difíceis e importantes. O preço era caro, mas ele não falhava. Só tinha duas exigências: o pagamento e o motivo.



Daigoro é um personagem extremamente enigmático, cresceu vendo o pai matar pessoas, vendo sangue e morte com muita frequencia. Vive a disciplina rígida dos samurais desde bebê. Daigoro segue o bushido como seu pai. Não se vê medo em seus olhos.



Itto não pensa duas vezes em usar Daigoro como isca, segundo ele mesmo diz: "Um pai conhece o coração do filho, como só o filho conhece o do pai. Um estranho não entenderia."


Durante a maioria dos números não há uma sequencia de histórias, sendo elas quase todas independentes, mostrando somente as aventuras do meifumado dos Ogami.

Não vou dar detalhes do final da aventura. São apenas 28 volumes. De longe, meu mangá preferido e o melhor do estilo samurai. Leiam.

Outros blogs participantes:

Mangás de Samurai - Centurions

Dragon Ball - Zine acesso

Video Girl AI - Reviews historias em quadrinhos

2 comentários:

Cleson Cruz disse...

Muito bom seu post, parabéns! Eu tinha colocado o Lobo no meu tbm, junto aos outros q pus... mas acabei de retirar pra não ficar duplicado, e mencionei e coloquei teu link lá.

Valeu

Rodrigo disse...

Não esquece de colocar no seu blog os links do pessoal todo!

valeu!