quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pedra Leticia: origem do nome da banda

Acho que é uma pergunta de todos que conhecema banda, inclusive perguntamos isso pro Cambota na entrevista aqui no blog. De tanto responder, Cambota resolveu postar no seu blog as "teorias" para o nome:

Não existe uma cidade em que já nos apresentamos que tenha passado incólume pela pergunta "de onde vem o nome Pedra Letícia"...
é claro que pra cada cidade, uma história diferente. Na melhor delas eu chamo o Carlão (nosso amigo, roadie e faz-tudo da banda), e conto uma história cabeluda e muito triste. Ele começa a chorar na frente da pessoa que perguntara. Ao fim de uns 15 minutos de muita ladainha e chororô nós revelamos que se tratava de uma brincadeira para total revolta. É sim, uma piada negra, de um humor que só faz sentido pra gente que é da banda. Mas serve pra pessoa nunca mais se atrever a perguntar. rsrs
No antigo site da banda eu dispunha três histórias com propostas desse porquê. Leiam e esolham a que vocês preferem:

SEGUNDO OS HISTORIADORES E PALEONTÓLOGOS, SÃO 3 AS VERSÕES SOBRE O NOME DA BANDA:

  1. A TEORIA DE POULMA:

Nos idos de 1959, passeávamos pela fria e úmida Liverpool, a cantar alegremente em seus campos de morango, atravessando a passos lentos a Abbey road, quando, sentados à relva molhada, nos deparamos com 4 rapazes, simpáticos que admiravam a maneira com a qual tocávamos nossos instrumentos. Fabiano ao violão e Fabianim ao Baixo com Thiaguinho na percussão, ou seja a formação básica de uma boa banda. Poulma se encantou com Fabiano e seu jeito extrovertido de cantar balançando a cabeça. John via em Fabianim um ótimo instrumentista, mais introspectivo e engajado. Ringuinho (que era como informalmente o chamávamos) só tinha olhos para Thiago. Trocamos idéias por toda tarde, noite, e parte da madrugada. Discutimos sobre a possibilidade de se construir um submarino de uma cor mais, digamos, heterodoxa. Falamos sobre o sargento pimenta e sua banda de cornos. Enfim, demos todos os toques para os jovens iniciantes. Poulma, o mais saidinho, perguntara à Fabiano qual o nome da banda. Àquela época o Pedra Letícia ainda se chamava The Beatles, e foi isso q Fabiano disse. Poulma ficou fascinado com a criatividade do nome e implorou a toda banda para que lhe cedessem os direitos dessa alcunha. Nós 3, comovidos com a vivacidade, o interesse em aprender, e a humildade dos rapazes, aceitamos trocar o nome da nossa banda, pelo nome da banda que eles tinham. Eles utilizavam-se do nome LET´S ROCK (rock = rocha, pedra ; let´s = Letícia ). Não temos o que reclamar da troca, uma vez que The Beatles já se foi há muitooo tempo, e nós não. Estamos por aí fazendo sucesso em todo canto do mundo. E Vivos!!!!

p.s. Poulma ficava irritado quando Fabiano brincava com ele dizendo que eles tocavam de quatro. Hihihihi. E quando Poulma perguntava por que nossa banda só tem três elementos, ouvia a indignada pergunta: PRECISA DE MAIS???

2. A TEORIA DE MARIA MADALENA

Não sei bem se era mesmo Maria Madalena, mas a história é conhecida ne. Recapitulando: Mulher biscatinha, vai tomar pedrada até morrer, corta pro gatão barbudo que fala difícil. – quem não cometeu pecados que atire a primeira pedra. Ok? Lembrou? Vamos lá. O que poucos sabem é que ali, na pequena multidão (ou seja, uma multidinha) estava Letícia. Moça simples, trabalha em casa de família. Faz bico no Shangrilá sábado a noite. Sempre distraída. O barbudo falando e ela contando pra amiga Geisilene que o Waldemar tava de rolo com a vadia do 901. Ela praticamente competia com o barbudo. Ele aumentava o tom de voz, ela também. Estava incomodando. Quando o barbudo preparava a frase fatídica, ela ouve um psiu nervoso de alguém querendo escutar (como devia ser difícil naquela época, discurso sem microfone) e só ouviu o resto da frase - ...atire a primeira pedra. Não pensou duas vezes: boa de mira, rumou na testa da coitada que já se sentia absolvida. Ninguém entendeu nada. Todos a olharam, menos a coitada que escorria sangue no olho ne.

- VOSSA CONSCIÊNCIA VOS PERMITISTE ATIRAR ESTA PEDRA, LETICIA? (disse o barbudo)

- CADA UM COM SEUS POBREMA, CADA UM COM SEUS POBREMA (disse Letícia)

3. A TEORIA DO CARBONO 14

Há alguns anos, descobriu-se o fóssil e reconstruiu-se com o uso de computadores o rosto de Lúcia. A primeira brasileira. Lembra??? Se não lembra, pesquisa no google. O que pouca gente sabe é que a primeira Uzbequistaneza foi Letícia. Seu fóssil foi encontrado há milhões de anos. O fóssil!!! Ela praticamente vivia sozinha no mundo (ta bom, ta bom, mas Adão e Eva estavam em Caldas Novas ne, aquilo sim é o paraíso). Seu passatempo favorito era colecionar pedras, na esperança de ter a quem mostrar um dia. Ao lado do seu fóssil, a polícia encontrou 4 quilos de pedra. E um cachimbo. Feito de durepox. Símbolo da natureza humana mais crua, e sua intensa vontade de aparecer (mas, pra quem???) o nome de nossa banda junta o elemento Pedra e o nome Letícia, hein hein!? Pegou, pegou?!

p.s. se você nunca tinha ouvido a bela história de Letícia, a Uzbequistaneza, lembre-se que um dia você também não conhecia o Pedra Letícia. Incrível ne!!!

8 comentários:

Adri /Dri /Drika disse...

rsss... o Fabiano é pirado mesmo né... Adoro PL

Letícia disse...

rsrsrs...todas as histórias são muito engraçadas e eu me pergunta va porque Pedra Letícia;pois eu me chamo Letícia e fiquei curiosa....mais depois dessas histórias continuo sem saber de onde veio o nome da banda....

bianca viera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bianca viera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ff'barreto disse...

Na verdade eles não teem uma definição de onde veio o nome da banda! Uma vez em Goiás,um médico falou para o Cambota que o nome da banda era assim, porque tirar leite de pedra era uma coisa muito difícil e que isso eles sabiam fazer muito bem!! Só sei de uma coisa, I Love Let´s Rock e não importa de onde veio o nome!!

luz disse...

kkkkk muit boas...
mas o nome da 1ºbasileira nao era lúcia nao?!!!
Era luzia...
kkkk
vlw!!!!

leticia disse...

Fiquei Muito curiosa pois me chamo Leticia e Silva PEDRAS qdo vi essa banda a primiera vez .. eu ri muto e todo mundo ficou me zuando rsrs .. que legal nao me sinto mas tao insignificante ...rsrs agora gosto do meu nome..

Julius Extremus disse...

Rachei de rir aqui!!! Gostei muito da do Poulma!!! Quase certeza que é a verdadeira!!! huheuhe... Abração procês, e que vocês tenham muito sucesso!!! Precisamos de bons músicos e gente inteligente como vocês!!!