segunda-feira, 24 de setembro de 2007


"Somos mapeados constantemente.
Temos a impressão de que certos dados são
particulares – mas isso é ilusão pura"
Pedro Doria

Li hoje um artigo sobre privacidade que achei muito interessante e agora compartilho com vocês:

Na última vez em que o prezado leitor fez uma compra online, registrou endereço, número de cartão de crédito, CPF, quiçá data de nascimento e documento de identidade. Na loja eletrônica onde foi realizada a compra, ao menos uma vez por dia é feita uma cópia desses dados, que é armazenada em discos rígidos ou em fitas e devidamente guardada. É o backup.Nas contas de Jeff Jonas, da IBM, no fim de um ano os dados daquela única compra terão sido copiados milhares de vezes. Fitas de backup costumam ser bem guardadas. Mas, um dia, cai uma do caminhão. Quanto mais cópias são feitas de seus dados, maior a probabilidade de que um hacker – ou um acidente – faça com que eles vazem.Não é só o backup que produz cópias. Se a loja online acaso tem um catálogo de papel, o que não é raro, ela pode decidir distribuí-lo por correio para seus principais clientes. Então é preciso produzir uma cópia parcial dos dados – nela não entram dados bancários, mas entram nome e endereço – e lá surgiu um novo banco de dados com seus dados que, diariamente, semanalmente, ganhará suas próprias cópias de segurança.Há outros motivos para empresas copiarem parcialmente aquela entrada no banco de dados onde consta a única compra do prezado leitor. Para análise estatística, por exemplo, que indique o que mais compram todos os clientes que encomendaram o último Harry Potter. E lá está um terceiro banco de dados – e, com ele, mais uma penca de backups.Programas de auditoria produzem cópias de bancos de dados. Se a loja online é de porte graúdo, por certo tem muitos servidores funcionando concomitantemente – e muitas cópias dos dados dos clientes para agilizar o acesso deles ao próprio histórico. Muitos servidores, muitas cópias e a ilusão de que o site é muito, muito rápido para quem vasculha a janela da loja, do outro lado do browser.A essa altura, a idéia está clara. Ao fim de um ano, não é impossível que uma única compra numa loja virtual gere algo como um milhão de cópias distintas das mesmas informações pessoais. E, como já foi dito, quanto maior o número de cópias, maiores as possibilidades de que tudo seja feito público.O raro ludita que por ventura leia cá este Link pensará consigo, ora pois, ‘ainda bem que nada compro online’. Só que evitar o uso da internet não adianta muito. Quem entra numa loja de departamentos, compra algo que gera uma nota fiscal e paga com o cartão de crédito terá gerado, simultaneamente, duas entradas em dois bancos de dados distintos. Um da administradora de cartões; outro no sistema da loja que produziu a nota. Se bobear, no caso de o computador comprado ter garantia, a mesma e única compra vai gerar informação para um terceiro banco de dados, da HP, Dell ou Apple da vida.E, com isso, entram lá os backups, os sistemas de auditagem, os bancos de malas diretas – cartões de crédito geram malas diretas infinitas, todos o sabemos – fazendo com que, no fim, o mesmo milhão de cópias de informações pessoais tenha sido criado. Isso sem qualquer loja virtual no jogo.(Não, deixar de usar cartão de crédito tampouco é solução. O cheque será devidamente computado no banco. Operar com dinheiro vivo e abrir mão de notas fiscais – nem sempre possível–- e garantias–- raramente aconselhável – é a única coisa que resolve.)O jeito é convivermos com o mundo como ele é. Isso quer dizer, por exemplo, estar consciente de que não são apenas informações financeiras e relativas a endereço e identidade que são armazenadas em computadores. Inclua-se na lista, por exemplo, dados médicos – sejam do hospital ou do laboratório. Viagens de avião – idem.Somos mapeados constantemente. Temos a impressão de que certos dados são particulares – mas isso é ilusão pura. Na verdade, nossos endereço, números de identidade e CPF, conta bancária ou cálculo renal são públicos, acessíveis por empresas várias usando métodos diversos.
Lutar pela privacidade? Besteira, ela não existe. Importante é estar ciente de como o mundo funciona.

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