sábado, 2 de janeiro de 2010

MONSTROS INVISÍVEIS

MONSTROS_INVISIVEIS_1250723756P

 

Sinopse oficial do livro de Chuck Palahniuk:

Kay Mac Isaac é apenas um dos muitos nomes que uma jovem modelo vai usar durante uma louca jornada em busca de drogas e satisfação após o trágico acidente que sofre em uma solitária noite. Em Monstros invisíveis, Chuck Palahniuk, autor do cultuado Clube da Luta, livro que deu origem ao sucesso de cinema de mesmo nome com Brad Pitt e Edward Norton, novamente destila suas ácidas críticas à sociedade moderna, com muito bom humor e sarcasmo.

Durante um passeio de carro, um corvete Stingray, a jovem Kay é atingida por um tiro de fuzil e perde o maxilar. Tragicamente desfigurada, incapaz de falar e se alimentando somente de comida para bebês, a modelo, um dia em ascensão, conhece, no hospital onde se recupera, Brandy Alexander, uma estranha figura, carismática e louca, esperando para fazer uma cirurgia de mudança de sexo. E parte com Brandy em busca da irmã dele, há tempos desaparecida, numa viagem alucinada na qual o casal ainda arrasta o ex-noivo de Kay, o ex-detetivinvisible-monsters1e Manus Kelley.

À medida que a trama avança, o leitor vai descobrindo um pouco mais da jovem narradora, do fantasma de seu irmão gay, supostamente morto em decorrência da AIDS, à traição de seu noivo com sua melhor amiga. A cada cidade em que param, o trio visita mansões à venda, em busca de drogas “lícitas”, remédios tarjas pretas, para consumo próprio e venda. Enquanto se aproximam cada vez mais do encontro entre Brandy e sua irmã, que Kay - ou Bubba-Joan, ou Daisy Saint-Patience - vai de toda forma evitando, a ex-modelo inicia um tratamento radical de hormônios femininos em Manus, sem o conhecimento deste.

O autor, com seu habitual talento, cria uma história impactante, e a cada momento surpreende o leitor com o comportamento imprevisível dos seus personagens. Repleto de detalhes e descrições realistas, no limite do desagradável, Chuck Palahniuk mais uma vez prova por que é um dos críticos mais mordazes da sociedade de consumonstermo atual.

Sem nunca perder o ritmo, ou desligar sua metralhadora de críticas, o autor atinge diversos alvos, deixando-os sangrando pelo caminho, assim como o insano trio de personagens que, página a página, descobre que seus passados, presentes e futuros se entrelaçam muito mais do que imaginam.

O final imprevisivelmente absurdo é uma amostra da capacidade de Palahniuk de surpreender e cativar seus leitores. Monstros invisíveis é uma obra forte e imperdível para aqueles que gostam de uma boa sátira e de uma excelente leitura.

Em tempo: o perfeito e bizarro poster do filme:

invisible-monsters-xander-lg

Nenhum comentário: